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A minha visão sobre Educação. As várias visões sobre Educação e todas as suas (e nossas) variáveis.
"Em Espanha, na região de Navarra, os alunos do Instituto Alaitz de Barañain decidiram assinalar o último dia de aulas de Koldo Ansa, antes de entrar na reforma, com um momento marcante. Estudantes e colegas juntaram-se nos corredores, escadas e recantos do edifício e fizeram-lhe uma ovação que o acompanhou até à saída." Jornal Público, dia 16 de abril.
Tenho desistido de escrever sobre Educação. Não porque não me interesse (enquanto Professora é uma parte muito significativa da minha vida) mas porque os problemas, as atitudes e premissas têm sido inalteráves ao longo do tempo. Esgotam-se nas mesmas soluções, nas mesmas queixas, por vezes na mesma apatia. A burocracia e o "by the book" têm a capacidade de sugar a energia e a motivação. Não desistimos, mas a corrida cansa.
Esta notícia fez-me parar. Impossível ficar indiferente.
Ser professor é um palco tramado. Entre direitos e deveres, exigências pessoais e coletivas, por vezes tudo se mistura e todos se misturam num clássico disparar de opiniões. A entidade ou instituição fica refém de opiniões baseadas em sites duvidosos, experiências que são meramente pessoais e uma falta de cruzar de informação com base em evidências que poluem, constrigem e desacreditam o verdadeiro palco de construção social.
Koldo Ansa foi professor de filosofia. Terá tido as suas desavenças, as suas desmotivações, os seus dias pesados, os seus dias alegres. Uma estrada entre o basta e continua. A corrida cansou mas não desistiu. E a prova são os aplausos no seu palco. Nada é mais inspirador do que um professor que consegue tocar a melodia certa, mesmo em que muitos dias tenha soado errado. É que o caminho tem por vezes desafinações estridentes. Mas quando acerta. Quando toda a orquestra flui, escola, professores e alunos, nada consegue ser mais catártico e inspirador.
Hoje sorri mais perante a educação. E consegui escrever sobre algo que já não escrevia há algum tempo. Foi um dia de notas certas.