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Este blog surge da vontade de partilhar o meu trabalho e uma visão da Educação. A minha visão.
Encerradas as festividades é altura de retorno à rotina ou a diferentes rotinas.
Numa das idas à escola, onde lecciono, neste novo ano, uma professora que conheci recentemente numa reunião veio desejar um bom ano e verbalizou, apontando para mim: “Gostei de ti, gostei muito da tua postura na reunião, estiveste muito bem. Às vezes os outros professores esquecem-se do que é a Educação Especial.”
É sempre simpático receber um elogio, mas a parte que quero salientar e, para mim a mais importante, é a frase: “Às vezes os outros professores esquecem-se do que é a Educação Especial.”
Há 13 anos que vou a reuniões de conselhos de turma e, naturalmente, vamos evoluindo e percebendo dinâmicas, ganhando autoconfiança e ajustando o discurso e postura aos diferentes momentos. Já conseguimos antecipar comportamentos, atitudes e o nosso discurso fica mais fluído e assertivo.
Assertividade é um aspeto fundamental, ao mesmo tempo que necessário por diversos motivos. É verdade que a Educação Especial encontra um espaço reduzido em muitas escolas o que se reflete em algumas reuniões de conselho de turma. Ainda existem alguma incogruências na definição do papel do professor de Educação Especial e na legislação que, por enquanto, continua em vigor e que é pública, bem como temas e procedimentos que se misturam e que cabe também ao professor de Educação Especial ajudar a clarificar.
Existem professores fantásticos, genuinamente interessados no sucesso dos alunos que partilham e ouvem todos os intervenientes e onde encontramos no seu discurso soluções, atitudes construtivistas e honestidade intelectual para identificar pontos fortes e fragilidades como base para traçar um plano de sucesso.
Professores que não ficam presos num modus operandi e gostam de arriscar. Professores das várias áreas com uma sensibilidade que lhes permite bom senso e sensatez no seu funcionamento e que valorizam e compreendem o trabalho de todas as áreas. São aqueles professores que estão atentos e colocam questões relevantes no sentido de ajudar e aumentar as potencialidades dos alunos. Especialmente dos alunos que manifestam algum comprometimento e querem, por isso, trabalhar em conjunto com a Educação Especial olhando para esta área como uma mais valia e um instrumento valioso para continuar a construir ao invés de colocar entraves. Tenho tido a sorte de conhecer muitos professores assim ao longo do meu percurso e com os quais muito aprendi.
Quando gostam da minha postura o que me interessa essencialmente é que eu tenha conseguido passar uma mensagem, da melhor maneira possível, e esclarecer todas as dúvidas que me são possíveis de esclarecer levando todos a querer participar ativamente neste trabalho que não é, em nenhum momento, um trabalho isolado. E isso sim faz-me feliz.