Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Les Choristes (Os Coristas)

por Maria Joana Almeida, em 29.06.16

extrait_les-choristes_2.jpg

 

Um breve olhar sobre uma listagem daqueles que considero serem os melhores filmes a que assisti fez-me rever “Os Coristas”.

 

Assisti a este filme há dez anos e ficou rapidamente marcado como uma das mais comoventes reflexões sobre o caminho percorrido entre professor e alunos na procura de uma forma de comunicação entre ambos.

 

Pierre Morhange é um antigo aluno de uma escola intitulada” Fond de l'Etang - O fundo do pântano”, um internato para rapazes nos anos 40. Já adulto reencontra o diário do seu antigo professor e maestro Clement Mathieu e juntamente com Pépinot, outro ex-aluno revivem as histórias dessa altura.

 

A história de Clement Mathieu, o professor que começou a dar aulas no Fond de l'Etang – O fundo do pântano (uma metáfora por sim só pouco convidativa) e conhece um grupo de rapazes tristes, resignados, onde a rudeza do diretor e a enclausura retirou em parte os risos espontâneos e pueris das crianças e a esperança. Estes jovens olham para qualquer novo professor com receio, com altivez, com uma defesa imediata perante a possibilidade de “agressão”. Mas Clement é também maestro e pela música, gentileza e sentido de humor começa a construir uma turma, um grupo empenhado em torno de um objetivo. Um desses alunos era precisamente Morhange, um jovem com uma voz brilhante a que Clement se agarra para poder salvá-lo.

 

Mais tarde Morhange torna-se também maestro, numa escolha claramente marcada pela relação que estabeleceu com o seu professor Clement Mathieu e que lhe permitiu acreditar nele e lutar.

 

“Os Coristas” é um filme obrigatório. Provavelmente dos filmes mais comoventes de sempre que não passa despercebido principalmente a quem é professor. É uma importante lição sobre educação e sobre o amor, mas principalmente sobre querer comprometer-se com os outros e consigo próprio e é esta condição que define um mestre.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:20



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D