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A minha visão sobre Educação. As várias visões sobre Educação e todas as suas (e nossas) variáveis.
No passado dia 3 de março tive a oportunidade de dar um pequeno contributo sobre as competências de leitura e escrita num encontro intitulado “Ler bem e bem escrever em casa e na escola” na Biblioteca Municipal do Entroncamento.
Link de acesso audio:
http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/joana-almeida-fala-sobre-%E2%80%9Cler-bem-e-bem-esc#.WL2PGwLJ72c.facebook
Sem me querer alongar sobre a exposição deixo três considerações que considero fundamentais:
- Ler e escrever são ferramentas de liberdade e é função da escola, em conjunto com a família, permitir tornar-nos mais hábeis nestas competências. Aprender a ler e a escrever requer um ensino explícito e sistematizado existindo pré-competências que são essenciais neste processo: Criar uma ligação afectiva com a leitura; brincar com os sons para aprender a discrimina-los (consciência fonológica) e desenvolver a psicomotricidade (orientação espacial; jogo simbólico; organização perceptiva).
- Na entrada para o 1º ciclo é necessária uma leitura individual e flexibilidade por parte do professor de forma a perceber quais as representações sobre leitura e escrita dos seus alunos. É importante aferir os diferentes background para conseguir identificar e antecipar possíveis dificuldades de modo a planear um trabalho com sentido. O ênfase deverá ser formar bons leitores e escritores sendo esta a principal meta de aprendizagem.
- A escola tem um papel primordial de promover e nivelar as representações das crianças e de sinalizar, junto dos pais e intervenientes educativos, quais as dificuldades sentidas com o aluno de forma a encontrar a intervenção mais adequada a cada caso. Em complementaridade os pais podem, em casa, realizar atividades que promovam estas competências, nomeadamente: Ler com o seu filho todos os dias numa leitura partilhada; escrever as palavras novas que aprendeu; escrever juntamente textos criativos; fazer diferentes velocidades e tons de leitura; promover a memória fotográfica bem como promover diferentes vivências culturais (outras formas de linguagem).